Blog

Inspiração, boas notícias e cooperativismo

Jovens debatem alternativas de economia solidária em Santo Antônio do Planalto
30/09/2016

Jovens debatem alternativas de economia solidária em Santo Antônio do Planalto

Cerca de 60 jovens de Santo Antônio do Planalto reuniram-se na noite de quinta-feira, 29/09, para participar de palestra sobre práticas de economia solidária e criação de projetos. O evento, ocorrido no CTG Porteira do Planalto, foi promovido pela Sicredi Alto Jacuí, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio e com a Emater local.

Na ocasião, o assessor de comunicação e marketing da Sicredi Alto Jacuí, André Luiz Tonon, conduziu uma conversa com os jovens acerca dos temas: economia solidária, alternativas de mercado e a nova visão do jovem sobre o mundo. Estiveram presentes o presidente da cooperativa, José Celeste de Negri, a gerente da unidade de atendimento de Santo Antônio do Planalto, Tatiane Tres, e demais colaboradores.

Encontro também ofereceu um momento de integração

Encontro também ofereceu um momento de integração

Os jovens conheceram exemplos reais de projetos que foram colocados em prática por pessoas comuns e que, atualmente, são grandes empreendimentos, gerando alta renda, como é o caso do Netflix e da Spotify. O encontro ainda abordou os conceitos de incentivo coletivo, financiamento coletivo e economia solidária.

Em grupos, os participantes puderam colocar em práticas os conceitos trabalhados na palestra. Foi o momento de criar projetos que poderiam ser implantados em Santo Antônio do Planalto. Entre as ideias estavam: cobertura da quadra de esportes da escola estadual, criação de uma horta comunitária e concepção de um grupo que ministraria cursos – como dança, violão, redação – para pessoas interessadas.

Para o jovem João Pedro Godói o encontro foi muito válido. “Aprendi mais sobre finanças e como usar melhor meu dinheiro”, disse. Já Luan Henrique Gonçalves destacou que até então não tinha conhecimento de tantos empreendimentos inovadores que existem atualmente. “Tentaremos levar nosso projeto adiante e colocá-lo em prática”, comentou ele.

Um grupo de alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Santo Antônio salientou que o encontro foi um incentivo para gerar novas ideias e projetos. “Nem imaginávamos as ideias que poderíamos ter tido antes”, disse uma das alunas.

Em grupos, participantes criaram novos projetos

Em grupos, participantes criaram novos projetos

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519