Blog

Inspiração, boas notícias e cooperativismo

Alunos de Victor Graeff apresentam projetos desenvolvidos pelo PUFV
07/10/2016

Alunos de Victor Graeff apresentam projetos desenvolvidos pelo PUFV

O Programa A União Faz a Vida é desenvolvido no município pela Sicredi Alto Jacuí

Os estudantes da rede municipal de educação de Victor Graeff apresentaram os projetos desenvolvidos durante o ano dentro do Programa A União Faz a Vida. O encontro ocorreu na terça-feira, 04/10, na Casa da Cultura, e reuniu autoridades municipais.

Estiveram presentes o prefeito Claudio Afonso Alflen, a secretária de educação Natália Wilhelmsen, o presidente da Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, o vice-presidente Gervásio Jorge Diel, o diretor executivo Nélio Heller, o gerente da unidade de atendimento de Victor Graeff, Carlos Eduardo de Freitas, e a assessora de relacionamento da cooperativa de crédito, Ane Müller De La Canal.

Além disso, presenciaram as apresentações, juntamente com professores, as direções das escolas participantes do PUFV: EMEF Leonel de Moura Brizola, EMEF Marcílio Dias, EMEI Cantinho do Amor e EMEI Felipe Alflen. Na oportunidade, o Comitê do PUFV realizou uma avaliação das atividades desenvolvidas, que devem cumprir os objetivos fundamentais do Programa.

Alunos apresentaram o que aprenderam em cada projeto trabalhado nas escolas

Alunos apresentaram o que aprenderam em cada projeto trabalhado nas escolas

Foram apresentados 14 projetos. São eles: “Sons e Movimento” (Maternal I da EMEI Cantinho do Amor); “DPA – Investigando as galinhas” (2º ano da EMEF Marcílio Dias); “O avião” (5º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola); “Como nasce a florzinha” (1º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola); “Curiosidades sobre as Árvores” (3º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola); “Mofo: Coisa branca e peluda. O que é isso?” (2º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola); “Cuidado! Animais Peçonhentos” (4º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola); “João de Barro” (Pré 2 da EMEI Felipe Alflen); “Aventuras e Descobertas das Flores” (Pré 2B da EMEI Felipe Alflen); “Brincando e Aprendendo com animais” (Pré 1 da EMEI Felipe Alflen); “A paixão pelo futebol” (Pré I da EMEI Felipe Alflen); “DEA – Construindo um horto medicinal na escola” (2º ano da EMEF Marcílio Dias); “Pesquisa das aranhas do Brasil” (4º ano da EMEF Marcílio Dias); “O estudo das relíquias” (5º ano da EMEF Marcílio Dias).

Conforme a secretária de educação, Natália Wilhelmsen, durante 2016, os projetos desenvolvidos aumentaram em relação ao ano anterior, juntamente com o número de professores envolvidos. “Avaliamos ainda que houve maior entendimento da proposta do Programa, o que tornou mais significativa a prática de projetos de aprendizagem que levem em conta os interesses e curiosidades dos alunos”, destacou ela.

Já na próxima terça-feira, 11/10, os projetos do PUFV realizados nas escolas do município de Santo Antônio do Planalto serão apresentados pelos alunos durante o Sarau Literário, que acontece às 18h30min, no Ginásio da Comunidade Evangélica.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque e Santo Antônio do Planalto.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519