Blog

Inspiração, boas notícias e cooperativismo

Sicredi avalia projetos desenvolvidos pelo PUFV em Não-Me-Toque
28/10/2016

Sicredi avalia projetos desenvolvidos pelo PUFV em Não-Me-Toque

Programa A União Faz a Vida, promovido pelo Sicredi, é aplicado nas escolas

Na última terça-feira, 25/11, a Sicredi Alto Jacuí promoveu a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV). O evento, ocorrido no Clube União, reuniu dirigentes do Sicredi, da Secretaria Municipal de Educação e a assessoria pedagógica do projeto.

Na oportunidade, o Comitê do PUFV avaliou os trabalhos, os quais necessitam cumprir os objetivos fundamentais do Programa. Participaram das apresentações alunos e professores das escolas municipais: EMEI Ciranda da Alegria, EMEF Carlos Gomes, EMEF Nossa Senhora de Lourdes, EMEF Ernesto João Cardoso, EMEI Arlindo Hermes, EMEI Infância Feliz, EMEF Valdomiro Graciano, EMEF Amália Kerber e EMEF Santo Antônio.

Alunos desenvolveram projetos a partir de curiosidades e interesses

Alunos desenvolveram projetos a partir de curiosidades e interesses

Ao todo foram nove escolas integrantes do PUFV e 17 projetos desenvolvidos. São eles:  “Música/Som” (Berçário da EMEI Ciranda da Alegria); “Saúde e Dengue” (6º ano da EMEF Carlos Gomes); “Olimpíadas” (8º ano da EMEF Carlos Gomes); “Brincadeiras de rua” (6º ano da EMEF Nossa Senhora de Lourdes); “UTI Cognitiva” (5º ano da EMEF Ernesto João Cardoso); “Criando e Recriando para o Berçário” (Berçário da EMEI Arlindo Hermes); “Os animais” (Berçário da EMEI Ciranda da Alegria); “Os livros” (Jardim A da EMEI Infância Feliz); “A Festa de São João” (Maternal 2 da EMEI Infância Feliz); “O lixo e as plantinhas” (Maternal 1 da EMEI Infância Feliz); “Compreendendo o mundo mágico da leitura” (1º ano da EMEF Carlos Gomes); “Cantando e encantando com o Sítio do Pica Pau Amarelo” (Jardim B da EMEF Valdomiro Graciano); “A vida das ovelhas” (Jardim A e B da EMEF Amália Kerber); “A casa abandonada” (3º ano da EMEF Amália Kerber); “STOP Leitura” (1º ano da EMEF Ernesto João Cardoso); “Brincadeiras de pátio” (1º ano da EMEF Santo Antônio); “Sem Cigarros, Sem Doenças” (5º ano da EMEF Santo Antônio).

A coordenadora local do PUFV, Clenice Berghahn, destacou que através da abordagem metodológica do programa, o aluno passa a ser protagonista das suas aprendizagens e demostra maior interesse pelos assuntos abordados. “Com relação aos projetos desenvolvidos dentro do PUFV neste ano, tenho plena convicção que acrescentaram muito no desenvolvimento cognitivo, espírito cooperativo e cidadão das turmas participantes. O programa possibilita que a Escola interaja com a Comunidade e faça uma ponte do conteúdo com o cotidiano”, disse.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque e Santo Antônio do Planalto.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519