Blog

Inspiração, boas notícias e cooperativismo

Mostra regional do Programa A União Faz a Vida reúne mais de 50 projetos
04/01/2017

Mostra regional do Programa A União Faz a Vida reúne mais de 50 projetos

Foi realizada na última quarta-feira, dia 30, no Clube União em Não-Me-Toque, a 1ª Mostra de projetos do Programa A União Faz a Vida da Sicredi Alto Jacuí.  O evento contou com a presença de autoridades, comunidade escolar, imprensa, diretores e gestores do Sicredi e da Cotrijal.

O PUFV que é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, atualmente está implantado nos municípios de Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff, com a parceria das Secretarias de Educação Municipais e apoio da Cotrijal.

Segundo o Presidente da Sicredi Alto Jacuí, José Celeste De Negri, a Mostra de Projetos valoriza um trabalho desenvolvido por pessoas que acreditam na educação cooperativa como o caminho para construção de um mundo melhor.  “ Através desses projetos podemos visualizar o desenvolvimento de alunos protagonistas do conhecimento, além de cidadãos mais cooperativos e dispostos a empreender coletivamente em favor de uma vida melhor para todos”, enfatizou.sicredi-alto-jacui-i-mostra-regional-do-programa-a-uniao-faz-a-vida-2

Durante a mostra foram expostos os mais de 50 projetos desenvolvidos nos três municípios durante o ano 2016. A expectativa é continuar a expansão do Programa junto à comunidade escolar, investindo na formação continuada dos educadores e dos princípios da cooperação e da cidadania.

Cooperativas Escolares

Na ocasião, foi lançada oficialmente a implantação de duas Cooperativas Escolares em Não-Me-Toque, nas Escolas Amália Kerber na localidade de São José do Centro e Carlos Gomes em Bom Sucesso.

O novo formato de Cooperativa Escolar será uma continuidade do Programa A União Faz a Vida, onde os alunos com finalidade pedagógica, poderão desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo.

Conforme a exposição da Assessora Pedagógica, Jandira Freitas, que realiza a formação da comunidade escolar da Sicredi Alto Jacuí, os alunos vivenciarão toda administração e desenvolvimento de uma cooperativa. “O processo de formação desses alunos associados desenvolverá jovens líderes com autonomia de realizar coletivamente todas as etapas de constituição de uma Cooperativas, passando pelo Estatuto Social, Capital Social, Reuniões, Atas, Assembleias, Destinação das Sobras e Contabilidade”, finalizou.

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519