Blog

Inspiração, boas notícias e cooperativismo

Agroindústria destaca-se pela produção diferenciada de queijos
16/03/2017

Agroindústria destaca-se pela produção diferenciada de queijos

A produção de queijos exige muita qualificação técnica, além de maquinário tecnológico avançado. É por isso que alguns tipos de queijo são produzidos apenas em grandes indústrias. Porém, a Agroindústria Reginato decidiu andar na contramão do mercado e desafiou-se a produzir queijos diferenciados, algo inédito para pequenas empresas familiares.

Com apenas três anos de caminhada, a Agroindústria Reginato, situada na cidade de Viadutos – região norte do Rio Grande do Sul –, já se destaca em âmbito nacional pela ousadia de apostar em produtos comercializados apenas por grandes empresas. Atualmente, a agroindústria produz queijos variados, além de iogurtes e doce de leite.

Entre os queijos fabricados, estão os tipos Samsoe e Provolone. De acordo com a empreendedora Isamara Reginato, o processo de fabricação de cada queijo é diferente. “O queijo Samsoe é mais fino, por oferecer suavidade e maciez ao paladar. Já o Provolone tem o diferencial de ser defumado e macio”, explicou ela.

Isamara, juntamente com os irmãos Isaias, Isadora e Ismael, decidiu abrir o negócio próprio por acreditar na capacidade da família em gerir uma agroindústria forte e diferenciada. Ela é formada em Tecnólogo de Laticínios e já trabalhou em uma indústria de grande porte, onde teve a oportunidade de adquirir experiência.

A agroindústria possui uma loja na rodovia da cidade de Viadutos, de onde vem a maior parte do faturamento da família. Entre as dificuldades encontradas pela empresa, está a Lei 7.889/89, que impede os estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal de comercializem seus produtos em outros municípios. “Também passamos por dificuldades financeiras logo no início do empreendimento, pois investimos o patrimônio da família para a constituição de nossa agroindústria e a renda positiva veio apenas mais tarde”, acrescentou Isamara.

Todos os integrantes da família, – e igualmente a empresa – são associados da Sicredi Norte RS/SC e um exemplo de cooperação. “Sempre dividimos as tarefas. Sabemos que todos têm que participar para que o negócio tenha andamento”, comentou Isamara. Para ela, a opinião de cada um deve ser levada em consideração na hora da tomada de decisões. “Sabemos que não é fácil tocar o trabalho sozinho”, disse.

A Agroindústria Reginato expôs seus produtos na Expodireto Cotrijal 2017, no Pavilhão da Agricultura familiar. Até a metade da feira, que encerrou dia 10/03, a empresa familiar comercializou produtos para mais de 500 clientes. Foi a terceira edição do evento onde os irmãos se fizeram presentes. “Neste ano, as vendas estão superando nossas expectativas. Os visitantes já nos conhecem dos anos anteriores e vêm à procura de nossos produtos”, finalizou Isamara.

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519