Perguntas Frequentes

Qual o prazo de inscrição de projetos para o ano de 2021?
Prazo para inscrições de projetos para o ano de 2021 é de 01 de maio à 1º de junho de 2021.


Preciso ler o regulamento para proceder o cadastro da entidade e inscrição do projeto e aceitá-lo?
Sim, é imprescindível que você leia atentamente e conheça as regras do Fundo de Desenvolvimento Social.


Quais são os critérios que minha entidade deve atender para realizar inscrição no Fundo de Desenvolvimento Social?
Para encaminhar os projetos amparados com recursos do Fundo Social, as Entidades deverão reunir as seguintes condições:

• Possuir CNPJ ativo, constituída sem fins lucrativos, Estatuto Social e/ou registro próprio;
• Atuar em benefício da comunidade em que estão inseridas, cujo objeto social coincida com as áreas de interesse do Fundo Social;
• Ser associada da Sicredi Cooperação RS/SC, pelo menos desde o exercício anterior da inscrição do projeto;
• Estar adimplente a Cooperativa;
• Ter idoneidade e reconhecimento comunitário na sua área de atuação (Entidades e seus dirigentes);
• Não pertencer e/ou fomentar ações de caráter político partidário;
• Em casos de pessoas físicas, estar registrada no CPF ativo, e o atendimento dos requisitos acima, no que couber.


Que tipo de projeto posso inscrever no Fundo de Desenvolvimento Social?
Os projetos apoiados com recursos do fundo devem atender demandas de desenvolvimento da educação, esporte, inclusão social, cultura, saúde, segurança e sustentabilidade ambiental.


Qual valor máximo por projeto?
O valor máximo por projeto e por entidade é de até 10 salários mínimos.


Quantos projetos uma entidade pode inscrever?
Cada entidade poderá apresentar um projeto por ano.


É necessário ter conta no Sicredi para participar do Fundo de Desenvolvimento Social?
Sim, para receber os recursos do Fundo é necessário ter conta com a cooperativa, pelo menos desde o exercício anterior da inscrição do projeto e com cadastro atualizado e adimplente em suas operações.


Como fazer a inscrição do meu projeto no site?
Clique em inscrições. Depois deverá preencher os dados da entidade, os dados pessoais, como e-mail (esse endereço de e-mail deve ser digitado com muita atenção, pois ele será nosso canal de comunicação, e escolha um e-mail que preferencialmente não seja vinculado a uma pessoa específica que pode se desligar da instituição.) e por último, descrever o projeto.


Como saberei se meu projeto foi selecionado?
Concluída a etapa de avaliação dos projetos, você receberá um e-mail informando se seu projeto foi aprovado ou não no Fundo de Desenvolvimento Social, além de um contato telefônico da Cooperativa.


Quais critérios para análise e seleção do projeto?
Somente serão avaliados projetos que estejam com todos os campos corretamente preenchidos. Para encaminhar os projetos amparados com recursos do Fundo Social, as Entidades deverão reunir as seguintes condições:

• Possuir CNPJ ativo, constituída sem fins lucrativos, Estatuto Social e/ou registro próprio;
• Atuar em benefício da comunidade em que estão inseridas, cujo objeto social coincida com as áreas de interesse do Fundo Social;
• Ser associada da Sicredi Cooperação RS/SC, pelo menos desde o exercício anterior da inscrição do projeto;
• Estar adimplente a Cooperativa;
• Ter idoneidade e reconhecimento comunitário na sua área de atuação (Entidades e seus dirigentes);
• Não pertencer e/ou fomentar ações de caráter político partidário;
• Em casos de pessoas físicas, estar registrada no CPF ativo, e o atendimento dos requisitos acima, no que couber.


Quando os recursos serão liberados para os projetos selecionados?
O crédito dos recursos referentes aos projetos escolhidos, que estiverem em conformidade com este regulamento, será realizado em conta corrente da Sicredi Cooperação RS/SC, até o dia 31 agosto de 2021;


Qual o prazo para execução e prestação de contas?
A entidade terá até dia 15 de dezembro de 2021 para executar e prestar contas do projeto.


Como faço a prestação de contas? Quais os documentos necessários?
A entidade contemplada deverá manter em seus arquivos contábeis, os documentos que comprovem a utilização dos recursos recebidos, como por exemplo, extratos bancários, comprovantes de pagamentos, despesas e notas fiscais. À Sicredi Cooperação RS/SC é reservado o direito de solicitar os documentos a qualquer momento no prazo de 5 anos.

É de extrema importância a guarda digital ou física de todos os documentos comprobatórios de pagamento.


Caso não utilize todo o recurso, preciso devolver o valor restante?
Sim. Se sua entidade não utilizar todo o recurso solicitado, deve devolver para que possamos aplicar em novos projetos.


Como procedo para devolver o recurso?
Entre em contato conosco pelo e-mail: ane_muller@sicredi.com.br


Posso cadastrar um projeto sem ter uma entidade beneficiada?
Não. O seu projeto deve estar ligado à uma entidade que promove alguma ação ou atividade que você deseja auxiliar/ajudar, seja melhorando as condições de estrutura, infraestrutura, material didático, cultural, entre outros.


Em caso de outras dúvidas, fale conosco através do e-mail ane_muller@sicredi.com.br

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