Confira nosso material

Não-Me-Toque terá duas cooperativas escolares
Parceria entre Sicredi e Secretaria Municipal de Educação proporcionará aprendizado prático aos alunos
O cooperativismo estará presente no cotidiano de alunos de Não-Me-Toque a partir do próximo ano. O Sicredi, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, implantará em duas escolas as chamadas cooperativas escolares.
O assunto foi tema de sensibilização realizada dia 08/09, na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, com os professores da EMEF Amália Kerber, da localidade de São José do Centro, e da EMEF Carlos Gomes, de Bom Sucesso. São estes os educandários onde as cooperativas escolares serão implantadas.
Além dos professores, participaram do evento de sensibilização o vice-presidente da Sicredi Alto Jacuí, Gervásio Jorge Diel, a secretária municipal de educação, Griselda Maria Scholze Blau, os gerentes das unidades de atendimento do Sicredi de Não-Me-Toque, Silvano Allebrandt e Tiago Bandeira, e a assessora de relacionamento da Sicredi Alto Jacuí, Ane Müller De La Canal.

Vice-presidente da Sicredi Alto Jacuí e secretária municipal de Educação deram as boas-vindas aos presentes
Quem conduziu o encontro foi a assessora pedagógica do programa A União Faz a Vida, Jandira Brochier Freitas. Ela destacou que as cooperativas escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica. “Os estudantes podem desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados da cooperativa escolar e da comunidade, sempre norteados pelos princípios e valores universais do cooperativismo”, salientou Jandira.
A assessora pedagógica ainda explicou que, para constituir uma cooperativa escolar, a escola deve ter completado um ciclo do programa A União Faz a Vida, com maior número de turmas fazendo uso da metodologia. “Dentro dessa proposta, identificamos que estas duas instituições de ensino têm as melhores condições de desenvolver o projeto”, disse.
Conforme a secretária municipal de educação, Griselda Maria Scholze Blau, o projeto tem tudo a ver com as escolas, principalmente as do meio rural. “Com certeza, as atividades que serão desenvolvidas, além de aproximarem os alunos do funcionamento de uma cooperativa, vão contribuir de forma efetiva para a vida de cada um deles. Agradeço ao Sicredi por proporcionar essa oportunidade”, ressaltou Griselda.
Para a diretora da EMEF Carlos Gomes, Karin Letícia Dias, o perfil do educandário já se encaixa no projeto. “Além de termos uma equipe de professores engajada, os alunos desenvolvem atividades em grupos, com foco em meio ambiente, pesquisas e prod

Assessora pedagógica Jandira Brochier Freitas conduziu o encontro
utos. Nossos estudantes são muito participativos e envolvem-se ativamente nas propostas da escola. Sentimo-nos lisonjeados pela oportunidade”, falou a diretora.
“As duas escolas abrigarão as cooperativas-piloto da região. A intenção é de estendê-las futuramente para outros municípios que também desenvolvem o programa A União Faz a Vida”, acrescentou a assessora de relacionamento, Ane Müller De La Canal.
A Sicredi Alto Jacuí promoverá no dia 10 de novembro novo encontro sobre as cooperativas escolares. Desta vez será a vez de mobilizar as autoridades municipais para o desenvolvimento do projeto, que terá início efetivo em 2017, quando as cooperativas serão fundadas.