Imprensa

Confira nosso material

O protagonismo da economia local
10/06/2020

O protagonismo da economia local

No início de 2020, a humanidade foi desafiada a repensar como se organiza, faz negócios, e estabelece mecanismos que garantam a manutenção do desenvolvimento e da qualidade de vida de bilhões de pessoas. Conforme levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), a economia mundial terá redução de mais de 3% devido às consequências da pandemia do novo coronavírus. A entidade prevê recuperação gradual a partir de 2021. “Se, há meses, os centros de poder econômico eram as maiores metrópoles do planeta, hoje, eles podem estar nas mãos das comunidades, que, juntas, terão um papel fundamental na retomada da economia após a crise causada pela Covid-19”, explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Essa realidade ganha força com levantamento do Sebrae, uma vez que mais de 90% das empresas do País pertencem a micro ou pequenos empreendedores e representam mais da metade dos empregos formais. É neste sentido que o apoio ao desenvolvimento e à economia locais ganha um novo propósito: a oportunidade de dar protagonismo na recuperação da capacidade produtiva da economia. Este é o caso da região de atuação da Sicredi Cooperação RS/SC.

A Cooperativa tem direcionado esforços em ações de apoio ao comércio local. Entre eles, o estímulo ao uso do Sicredi Conecta, uma plataforma de compra e venda de mercadorias que pode ser utilizada tanto para eventuais negócios particulares e domésticos, como por empresas e produtores rurais que precisem de um espaço de e-commerce. O aplicativo é gratuito e está disponível para download. O usuário realiza toda divulgação, negociação e transação bancária diretamente pela plataforma.

Além disso, a Sicredi Cooperação RS/SC tem fomentado a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”, por meio de ações de divulgação em redes sociais, jornais, rádios e propaganda de rua, estimulando os consumidores a adquirirem produtos dentro da própria comunidade.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), Cassiano Vailatti, é de fundamental importância, neste intempestivo momento, abraçar o comércio local, cooperando para a manutenção da força econômica da cidade, bem como com a preservação dos postos de trabalho.  “Neste momento desafiador que a pandemia de Coronavírus nos impõe, é necessária a união e a cooperação de todos, tanto em prol da saúde das pessoas, quanto em prol da saúde da economia da nossa cidade. Sendo assim, unimo-nos ao Sicredi na campanha “Eu coopero com a economia local”, pois sonhamos com uma cidade forte, pujante e acolhedora, que desperte o sentimento de pertencimento em seu povo. Isso é possível se cada um fizer a sua parte”, afirma Vailatti.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Carazinho, Zani dos Santos, reitera a importância dessas ações que promovem a união de empresários, lojistas e consumidores. “Todos os mecanismos que viabilizem e fortaleçam o consumo local são bem-vindos, pois valorizam empresas e empregos da própria comunidade, gerando renda, e, especialmente neste momento, contribuem para o equilíbrio entre os cuidados com a saúde pública e econômica, já que o consumo local pode ser feito também por recursos digitais.” explica Santos.

O Diretor Executivo da Sicredi Cooperação RS/SC, Nélio Heller, destaca a importância do apoio aos empreendedores locais. “Quando optamos por consumir de quem é mais próximo, fazemos o dinheiro circula na economia local e ajudamos a desenvolver toda a região. Esse é um consumo consciente, que ajuda a superar esse momento desafiador”, defende Heller.

“É nisto que o cooperativismo acredita há mais de um século no Brasil e é isto que precisamos que todos pratiquem neste novo momento da economia”, conclui o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

 

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519