Imprensa

Confira nosso material

Sicredi Cooperação RS/SC promove Encontro Regional da Rede de Mobilização pela Educação
28/03/2019

Sicredi Cooperação RS/SC promove Encontro Regional da Rede de Mobilização pela Educação

Depoimentos de alunos e demais voluntários reforçaram o compromisso de todos para o desenvolvimento de atividades em prol da Educação

Os depoimentos contextualizaram sobre o desenvolvimento da Rede

O fortalecimento da educação local foi debatido no Encontro Regional da Rede de Mobilização pela Educação, promovido pela Sicredi Cooperação RS/SC, na manhã desta quinta-feira, 28/03. O encontro ocorreu na Superintendência Regional da instituição financeira cooperativa, em Carazinho, e reuniu integrantes do movimento dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff – onde o Programa A União Faz a Vida (PUFV) está inserido.

A Rede de Mobilização pela Educação é um movimento que engaja membros das comunidades nas atividades dos educandários vinculadas ao PUFV. Lançada em junho de 2018, a Rede já possibilitou a concretização de diversos projetos idealizados em sala de aula através de dedicação, cooperativismo e envolvimento.

O presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, José Celeste de Negri, ressalta que sem o apoio de todos os envolvidos, o PUFV não existiria. “Temos muito orgulho em desenvolver esse projeto social em nossa região de atuação, possibilitando o acesso de crianças e adolescentes às vivências que incentivam o empreendedorismo, a liderança e a cooperação em sociedade”, destaca.

O presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, José Celeste de Negri, falou sobre a importância do PUFV

A assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal, salienta que a Rede de Mobilização pela Educação foi uma forma encontrada para inserir ativamente a comunidade dentro do PUFV. “Estamos muito felizes por termos constituído grupos tão engajados, que se dispuseram a trabalhar voluntariamente em prol da educação”, comemora.

“Todo momento é momento de educar e de aprender”, considera a assessora pedagógica do programa, Patrícia Brum Pacheco. Para ela, a metodologia do PUFV aplicada em sala de aula ajuda toda a comunidade escolar a praticar o cooperativismo em todos os setores.

O evento contou com depoimentos de diversos envolvidos no movimento, como: pais, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, voluntários e profissionais das mais diversas áreas da comunidade. As falas destacaram a importância do comprometimento e da união de diversas entidades e empresas para que os alunos se sintam acolhidos e desenvolvam ainda mais sua capacidade de aprendizagem e de atuação em sociedade.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região da Sicredi Cooperação RS/SC, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff. Em 2018, o PUFV envolveu 251 educadores e 2.614 crianças e adolescentes, em 19 escolas.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.

Telefones
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria
Ligue
0800 646 2519