Seja um Associado
Tudo o que você precisa saber
Seja bem-vindo ao Sicredi
Você está prestes a se associar a uma instituição financeira cooperativa que e age pensando em você, e em nosso mais de 5 milhões de associados. O Sicredi é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. Hoje contamos com 108 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 2 mil pontos. A estrutura conta ainda com quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.
Feito por pessoas e para pessoas, o Sicredi tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os mais de 5 milhões de associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa de crédito.
Veja abaixo, os diferenciais de se associar ao Sicredi, seus direitos, deveres e venha fazer parte do nosso mundo cooperativa.
Diferenciais
Relacionamento
No Sicredi, o associado é o dono do negócio. Por isso as cooperativas buscam o envolvimento dos associados e participam ativamente da comunidade em que estão inseridas.
Instituição financeira da comunidade
As cooperativas de crédito retêm os recursos financeiros na sua área de atuação, em benefício dos associados e da comunidade.
Modelo agregador de renda
Em função da natureza cooperativa, da organização em sistema e da forma como atuam no mercado, as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi agregam renda aos seus associados e, indiretamente, à comunidade.
Autonomia das cooperativas
As cooperativas de crédito integrantes do Sistema Sicredi possuem um considerável grau de autonomia nas suas decisões, nos âmbitos local e regional.
Organização sistêmica
As cooperativas de crédito integrantes do Sicredi possuem uma marca corporativa forte e contam com empresas especializadas e ganhos de escala em todos os níveis, que determinam o crescimento sustentado e a sua continuidade.
Responsabilidade solidária
Como integrantes do Sistema Sicredi, as cooperativas de crédito diminuem seus riscos e se fortalecem, contando com instrumentos que oferecem segurança e confiabilidade aos associados e à comunidade.
Ato cooperativo
Por ser o associado dono e usuário da cooperativa, o ato cooperativo se diferencia das relações entre fornecedor e consumidor, com benefícios reconhecidos em lei, gerando alto grau de competitividade.
Desenvolvimento regional
Na cooperativa de crédito, você participa dos resultados. E os recursos são sempre reinvestidos na comunidade. As cooperativas trabalham captando e emprestando recursos de associados para associados. Isso faz com que os recursos aplicados por um associado sejam emprestados no máximo em algum município vizinho, evitando que a movimentação financeira saia da região. Esse fluxo gera novos empregos, investimentos e, acima de tudo, melhoria na qualidade de vida da comunidade.
Direitos e Deveres
Direitos do Associado
Tomar parte nas assembleias gerais, discutir e votar assuntos que nelas sejam tratados, bem como examinar e pedir informações sobre a documentação das mesmas, prévia ou posteriormente a sua realização.
Votar e ser votado para funções e cargos eletivos na cooperativa, respeitados, na segunda hipótese, o perfil e demais condições oficiais e regimentais exigidas para o posto.
Valer-se das operações e serviços oferecidos pela cooperativa, cuja remuneração e preços, quando não definidos em normas oficiais, são fixados de acordo com as regras aprovadas pelo Sicredi.
Usufruir das vantagens previstas em lei, no estatuto das cooperativas e em normas internas do Sicredi.
Propor ao Conselho de Administração mudanças estatutárias e regimentais, bem como a adoção de providências de interesse da cooperativa ou do Sicredi, inclusive em decorrência de eventual irregularidade verificada na administração da sociedade ou de infração normativo-estatutária cometida por associado.
Deveres do Associado
Cumprir e fazer cumprir fielmente a legislação própria, as disposições do estatuto da cooperativa e as demais normas internas do Sicredi, especialmente as que decorrem de deliberações da Assembleia Geral e do Conselho de Administração.
Cumprir fiel e pontualmente as obrigações e compromissos assumidos com ou pela cooperativa.
Zelar pelos interesses da cooperativa e das coirmãs, não adotando comportamento que implique abalo de sua imagem ou do Sicredi. Ter sempre em vista que a cooperação é obra de interesse comum ao qual não se devem sobrepor os interesses individuais isolados, especialmente em questões que envolvam remuneração ou preços de operações de crédito e serviços, bem como atos de administração e fiscalização.
Preferencialmente, investir suas economias na cooperativa e com ela realizar suas operações financeiras em geral.
Não exercer, dentro da cooperativa, atividade que caracterize discriminação de qualquer ordem e manter a neutralidade política.
Saiba qual a documentação necessária para ser tornar um associado:
- Documentos Pessoa Física
- Documentos Pessoa Jurídica
Cópia dos seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Declaração do imposto de renda – pessoa física;
- Comprovante de residência – validade 60 dias;
- CPF e RG do cônjuge;
- Escritura de imóveis;
- Certificado de propriedade de veículos;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- No caso de conta conjunta, cópia de todos os documentos citados acima do 2º titular.